CORRUPÇÃO DOS PROFESSORES NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

sábado, 6 de julho de 2013

CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR- PRIMEIRO FICHAMENTO DO TEXTO DE VIEIRA SOBRE TECNOLOGIA

ELABORAÇÃO DO FICHAMENTO VIEIRA, Alexandre Thomaz, Gestão Escolar e Tecnologias. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo:UC-SP,2004. As ideias centrais do texto, basicamente se referem ao potencial humano frente ao uso das tecnologias, focalizando o emitente e o receptor. Existem cinco formas importantes de fazer o salto para a informação: Contextualização, Categorização, Cálculo, Correção e Condensação. (p. 2-3). A capacidade de transformar informação em conhecimento não pode ser realizada por uma máquina, sem a interferência da mente humana, há que se fazer Comparação, conexão, conversação e analisar as consequências (p. 4). A criação de um ambiente informatizado, que tenha como objetivo gerenciar dados e informações escolares, depende de projetos que viabilizem os seguintes pontos: Começar pela organização das informações relevantes; Iniciar com um projeto-piloto; Trabalhar em múltiplas frentes (Tecnologia, organização e cultura); Não adiar a implementação dos estudos relativos aos aspectos problemáticos; Conquistar o envolvimento de toda organização(p. 5). A implementação de um sistema de organização e disseminação de informações na escola torna-se bem mais fácil quando a cooperação já faz parte da cultura escolar, o problema deve ser considerado sobre os tópicos: Pensar a organização por inteiro; Construir grupos que facilitem a prática; Concentrar-se em questões de desenvolvimento pessoal; Levar em conta a cultura; Criar estruturas organizacionais menos hierárquicas (p. 6). As fases dos ingredientes-chave para implementação eficaz de sistemas nas escolas são: Criação do contexto para TI; Desenho de sistemas de TI; Instalação do sistema de TI que vai ser utilizado (p.7).Estes ingredientes-chave são: Alinhamento, comprometimento e domínio. CONCLUSÃO Compreendo que o gestor escolar, como parte do contexto educacional e partindo do pressuposto de que o mesmo está apto a adquirir os conhecimentos e as experiências necessárias para a condução do ambiente escolar, com eficiência, produtividade, humanidade, legalidade, proporcionalidade e organização tecnológica suficientes para atingir os objetivos necessários a conduzir a gestão escolar, deve assimilar a evolução tecnológica como parte dos mecanismos extrínsecos de informação, tendo em vista o contexto em que os dados se inserem, aproveitando, calculando e corrigindo suas falhas com a ajuda das máquinas, dissociando suas potencialidades intrínsecas das que a tecnologia pode favorecer, para não se confundir e se sentir substituível e inutilizado. O comprometimento do gestor com os acontecimentos diários nas escolas, pode exercitar um domínio próprio que deve influenciar nos conhecimentos gerais do sistema de TI relacionados com as atividades nas quais serão utilizados. Verifica-se que o gestor poderá utilizar-se da contextualização para averiguar o rendimento das turmas em todas as disciplinas e categorizar os conhecimentos para a solução dos conflitos disciplinares que impediram os professores de atingirem os objetivos em determinadas turmas, fazendo a correção dos dados ao aplicando um projeto interventivo de recuperação dos conteúdos não assimilados. Poderá o gestor fazer a condensação dos dados em gráficos e tabelas e apresentar ao grupo de professores com a intenção de planejar atitudes que colaborem com o domínio das classes, para que os docentes mantenham a qualidade do ensino. Em suma, as ferramentas tecnológicas devem ser utilizadas como aliadas ao rendimento escolar. BIBLIOGRAFIA VIEIRA, A. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004 PEREIRA, Edileusa, Conclusão sobre o papel das tecnologias no ambiente escolar. UNB, 2013

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